Francisco Assis e Marta Temido estão na lista do Partido Socialista para as eleições europeias

Europeus preparem-se, novamente, para votar nos próximos eurodeputados que vão ganhar lugar no Parlamento em Bruxelas

Comparte el artículo:

Os partidos portugueses (excepção feita ao PAN) já apresentaram os seus cabeças -de-lista às eleições europeias. O IL vai avançar com um dos seus fundadores, João Cotrim Figueiredo; Francisco Paupério avança pelo Livre e o PCP apresenta-se com uma das suas grandes figuras, João Oliveira. O Bloco de Esquerda vai apresentar como candidata às Europeias a antiga líder, Catarina Martins. Já o Chega vai avançar com um antigo deputado do PSD.

A AD, que irá a eleições com outro nome (para não ser novamente confundido com o ADN), terá como cabeça-de-lista o comentador político da CNN, de apenas 28 anos, Sebastião Bugalho. Este anúncio, feito após muito se falar sobre a possibilidade de o candidato escolhido ser Rui Moreira (presidente da Câmara do Porto), teve o respaldo do primeiro-ministro Luís Montenegro. Passando para o PS, Pedro Nuno Santos apresentou como candidatos as europeias uma «chapa» que tem na antiga ministra Marta Temido (que chegou a ser uma das ministras mais populares de Costa) como a cabeça-de-lista numas eleições onde os socialistas jogam tudo para «limpar» a má figura que deixaram nas últimas legislativas. Que terminaram com a vitória da direita e uma fragmentação do Parlamento português.

Voltando às Europeias, para além de Temido, o PS também vai apresentar a antiga ministra Ana Catarina Mendes e Francisco Assis, que muitos apontam como o futuro presidente da Assembleia da república de Portugal dentro de dois anos. Assis foi eurodeputado até 2009 e conhece bem os cantos a Bruxelas. O PS pretende, desta forma, renovar a sua cara na Europa depois do escândalo «Influencer» (que levou a demissão de António Costa).

A representação portuguesa irá mudar bastante já que voltaram a Portugal vários eurodeputados, como é o caso de Nuno Melo e Paulo Rangel (que fazem parte do atual Governo) ou Marisa Matias (que está de volta ao Parlamento português). As eleições europeias vão acontecer entre os dias 6 e 9 de Junho.

Noticias Relacionadas