Grupos de Portugal e de Espanha vão participar em desfile pagão em Mogadouro

As máscaras estão associadas a religiões pagãs e a rituais de fertilidade e mistério

Comparte el artículo:

A localidade de Mogadouro vai receber, no dia 14 de janeiro, duas dezenas de grupos de mascarados que vão celebrar o solstício de inverno. O Chocalheiro de Bemposta e o Careto e a Velha de Valverde são algumas das tradições que o distrito tem com o solstício de inverno. Este é um dos desfiles de Caretos mais conhecidos do distrito de Bragança. Os destaques do desfile deste ano serão a Mascarinha e o Mascarão, oriundos da aldeia de Vilarinho e recentemente recuperadas.

A cultura e o folclore do norte de Portugal vão estar presentes neste desfile em Mogadouro. Estas máscaras, perdidas há meia centena de anos, tiveram de esperar pelo fim das restrições impostas pela pandemia para poderem voltar a sair às ruas. Estas, e outras máscaras, estão associadas a religiões pagãs e acredita-se que possam estar associadas a rituais de passagem e de fertilidade.

As figuras demoníacas vão sair às ruas de Mogadouro

É desta forma que se explicam as figuras espampanantes e misteriosas presentes nestas máscaras. A folia começa com um desfile pelas várias ruas de Mogadouro. Já no centro histórico, todos os grupos se vão juntar para realizar as tradicionais brincadeiras com as moças solteiras (e não só). Estes grupos, provenientes tanto de Portugal como de Espanha, vão desfilar com as suas máscaras “demoníacas”.

Do lado espanhol esperam-se grupos de mascarados vindos das regiões das Astúrias, Galiza e Castela e Leão. Já de Portugal estão confirmados mascarados do Nordeste Transmontano, Douro e Beira Litoral. Habitualmente os Caretos saem às ruas para fazerem tropelias no Natal, Ano Novo e no Carnaval.

Noticias Relacionadas