Roberto Martínez é o novo selecionador português de futebol

O treinador espanhol foi selecionador da Bélgica durante seis anos

Comparte el artículo:

Portugal tem novo selecionador. Muitos nomes foram falados, incluindo o de José Mourinho, mas é o espanhol Roberto Martínez o escolhido. Depois de Scolari, que uniu os portugueses em volta da equipa das Quinas no Euro 2004, a FPF volta a ter um treinador vindo do estrangeiro e a escolha recaiu sobre Roberto Martínez. Antigo jogador que se desenvolveu em Inglaterra.

Foi este o selecionador que recebeu a camisola com o seu nome nas costas. Esta é uma decisão que está a ser vista com sentimentos mistos, já que alguns comentadores acreditam que a atual fornada de treinadores portugueses é muito boa (como é o caso de Abel Ferreira, treinador do Palmeiras que já foi apontado ao lugar de Tite no escrete canarinho). O primeiro desafio de Martínez é a qualificação para o próximo Campeonato da Europa e o treinador defende que é necessário sonhar alto.

Roberto Martínez sonha alto com Portugal

Voltar a ser campeão não é um sonho impossível. O contrato agora assinado vai até 2026, coincidindo com o Mundial tripartido (Canadá, Estados Unidos e México). O objetivo da FPF é tornar a equipa das Quinas uma das mais fortes candidatas a todos os títulos que disputem no futuro. O treinador, de 49 anos, foi selecionador da Bélgica e levou a seleção deste país a sua melhor qualificação, um terceiro lugar no Mundial da Rússia.

Na apresentação aos jornalistas, onde esteve sempre ao lado do presidente da FPF, Fernando Gomes, Martínez demonstrou estar muito contente com este novo desafio e disse que vai «tentar aprender português o mais depressa possível». Fernando Gomes, uma das «cabeças» da candidatura ibero-ucraniana para o Mundial de 2030, foi a voz que desejou sorte e o recebeu «em nome dos portugueses».

Na apresentação aos jornalistas, Martínez afirmou que depois de terminar de montar a sua equipa de adjuntos (um deverá ser um antigo jogador português com experiência) vai falar pessoalmente com os 26 jogadores que participaram no Campeonato do Mundo, no Catar. Um desses jogadores é Cristiano Ronaldo, que agora é jogador do Al-Nasser da Arábia Saudita. Após a conferencia e antes de sair da Cidade do Futebol, Roberto Martínez aproveitou para cumprimentar pessoalmente os jornalistas presentes.

Noticias Relacionadas