Con el patrocinio de:

Iberdrola lança primeira central fotovoltaica no distrito de Setúbal

Este é um dos sete projetos que a companhia construiu recentemente em Portugal

Comparte el artículo:

Em plena crise energética, os portugueses rendem-se cada vez mais a energia solar. É neste contexto que a Iberdrola viu entrar em funcionamento a central fotovoltaica Algeruz II. Esta fica no distrito de Setúbal. Este é um dos sete projetos que a companhia viu adjudicados depois de um leilão que aconteceu em 2019. Dos restantes, outros três também vão estar instalados no distrito (Palmela e Alcochete I e II). Quando todas estiverem ativas, a Iberdrola vai ter uma capacidade fotovoltaica no país de 187 MW. A tecnologia que vai ser usada nas centrais Alcochete I e II vai permitir uma maior maximização da produção de energia e uma redução do custo médio da eletricidade em 16%.

A central, que é a primeira do género instalada pelo grupo espanhol em Portugal, teve um investimento de 17,8 milhões de euros. No pico da construção da central Algeruz II estiveram envolvidos mais de 200 trabalhadores. Esta central, com mais de 50.500 módulos fixos e monofásicos, terá capacidade de produzir energia limpa (27,35 megawatt) que poderá abastecer mais de 11.000 habitações. A instalação vai, segundo a empresa, evitar a emissão de 13.400 toneladas de dióxido de carbono.

A Iberdrola tem um plano para, na próxima década, acelerar a transição energética e reduzir a competência das energias fósseis. Para além de centrais fotovoltaicas em Portugal também tem uma forte aposta na energia eólica, hidroelétrica e no hidrogénio verde. Para tal existe um investimento de 150 mil milhões de euros. Só com os parques eólicos, a Iberdrola no país conta com 92 MW de potência.

Noticias Relacionadas