Instituto Camões promove concurso de escrita criativa em português na Catalunha

Concurso marca o centenário do nascimento do escritor e tradutor Eugénio de Andrade

Comparte el artículo:

Para assinalar o centenário do nascimento do escritor Eugénio de Andrade, o Instituto Camões (que promove a língua portuguesa em todo o mundo) e o Consulado-Geral em Barcelona organizam a segunda edição do concurso de escrita criativa em português na região. Este concurso foi instituído em março de 2022. Com a ajuda da Universidade Autónoma de Barcelona, a segunda edição do concurso de escrita criativa em português tem como objetivo promover a língua de Camões e partilhar o universo literário em português.

A importância económica do português, como língua de trabalho e como exigência para alguns empregos, está a suscitar um crescente interesse entre residentes na Catalunha (o crescente numero de portugueses a viver na região também contribuem para este interesse). Existem cada vez mais adeptos do português na Catalunha. Para além de promover a língua portuguesa na Catalunha, o concurso vai comemorar a figura e a obra literária de um dos principais escritores nos últimos 100 anos.

Eugénio de Andrade foi um poeta e escritor de prosa (assinou 5 livros) nascido no Fundão que também trabalhou como tradutor. Andrade traduziu Federico García Lorca e Jorge Luís Borges. Os participantes vão poder submeter as suas obras de 19 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2023. As obras devem ser originais e os participantes devem ceder, a organização, os direitos.

O vencedor será revelado na cerimónia de entrega do XXIII Prémio de Tradução Giovanni Pontiero. O vencedor da segunda edição deste concurso vai ter direito a um prémio monetário de 300 euros.

Noticias Relacionadas