Ligação de Alta velocidade entre Portugal e a Galiza vista como prioridade pelo Governo espanhol

Óscar Puente acha difícil que o TGV esteja totalmente finalizado até 2030, data em que se realiza o Mundial

Comparte el artículo:

O ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável, Óscar Puente, considera que a ligação de Alta velocidade entre Portugal e a Galiza é “absolutamente prioritária”. Estas declarações foram feitas em Pontevedra, onde se deslocou para garantir que as ligações ferroviárias com Portugal (e França) são vistas como prioritárias. O ministro também falou sobre a comunicação de mercadorias entre Lisboa e Valência.

Ao contrário de alguns esperançosos, como é o caso da própria Xunta da Galiza, o ministro acredita ser pouco provável que esta ligação esteja finalizada até 2030, ano em que Portugal e Espanha recebem o Mundial.

Puente aponta 2040 como uma data mais provável para a conclusão da Alta velocidade mas esta não tem que chegar ao território tão tarde. Tanto de um lado como do outro da fronteira estão a ser feitos estudos para iniciar esta obra. Já António Costa, que está a abandonar o cargo de primeiro-ministro de Portugal, lembra que a candidatura aos fundos europeus que vão permitir a construção desta obra tem que ser feita até ao fim do mês de janeiro e para tal é necessário o apoio do PSD para concretizar uma obra que é falada no país desde a década de 90.

A primeira fase da ligação de TGV com a Galiza chega até ao Porto e espera-se um desdobramento para o aeroporto Sá Carneiro, que poderá ser utilizado para impulsionar, ainda mais, o turismo na região do norte de Portugal e da Galiza. O transporte pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é visto como essencial para o desenvolvimento de ambos os países nas próximas décadas. O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto tem um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros. Esta ligação será feita numa hora e 15 minutos.

Noticias Relacionadas