Ligações de Lisboa a Corunha e a Madrid vão ser apoiadas pela UE

Estes dois projetos fazem parte de uma lista que pretende impulsionar o transporte ferroviário de passageiros transfronteiriço

Comparte el artículo:

As ligações ferroviárias, de Alta Velocidade, que num futuro vão ligar Lisboa a Corunha e a Madrid fazem parte de um conjunto de projetos que vão ser apoiados pela UE. Uma boa ferrovia é fundamental não só para o desenvolvimento dos países como das empresas. A linha de alta velocidade está dividida em várias fases, sendo a ligação do Porto à Galiza a última a avançar, em 2030.

De acordo com o calendário anunciado pelo Governo, esta fase, que tem uma estação em Braga, entra em 2023 em estudo. São um total de 10 projetos-pilotos que pretendem, com o apoio da Comissão Europeia, impulsionar o transporte ferroviário de passageiros transfronteiriço em todo o continente. Desta forma, o uso de comboios passará a ser mais rápidos, frequentes e acessíveis.

Estas ligações ferroviárias vão acontecer tanto durante o dia como de noite para derrubarem as barreiras que os caminhos-de-ferro transfronteiriços tem. A comissária europeia dos Transportes, Adina Valean, defende que é necessário que «o mercado ferroviário responda muito melhor e muito mais rapidamente, especialmente para viagens longas e transfronteiriças».

Para além das ligações que Espanha passará a ter com a capital portuguesa, também aparece um novo serviço ferroviário noturno entre Amesterdão e Barcelona. Os responsáveis por estes 10 projetos serão convidados a colocar estas ideias em prática. A lista de projetos-pilotos traz em nono lugar, sem uma data em específico, o novo serviço ferroviário, de alta velocidade, entre Lisboa e a cidade da Corunha, na Galiza, e a nova ligação entre as capitais portuguesa e espanhola.

Noticias Relacionadas