Lula da Silva poderá aproveitar a deslocação a Portugal, que vai coincidir com as celebrações do 25 de abril, para fazer uma visita a Espanha. Depois de muito se ter falado sobre a possibilidade de discursar nas cerimónias oficiais que vão acontecer na Assembleia da República, os deputados defenderam uma cerimónia de boas-vindas, que vai acontecer á parte, ao presidente brasileiro.
A visita a Portugal vai acontecer de 22 a 25 de abril. Nestes dias será entregue o Prémios Camões, que teve as suas últimas cerimónias canceladas devido a pandemia de Covid-19. Durante esta estadia serão assinados, segundo o PT, inúmeros documentos que pretendem defender os direitos tanto da comunidade brasileira (com quem se vai reunir) em Portugal como vice-versa.
Os riscos da extrema-direita vai ser outro dos temas em discussão na visita a Lisboa. Esta deslocação a Madrid poderá acontecer após um convite feito ainda durante a tomada de posse de Lula da Silva. O tempo no exterior pode ser um impedimento a esta deslocação, já que Lula não quer passar tanto tempo fora do país. Desde que tomou posse (antes já tinha estado em Portugal),
Lula da Silva já visitou Argentina, Uruguai e Estados Unidos. Na tomada de posse em Brasília participaram inúmeros chefes de estado ibero-americanos, incluindo o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Rei Filipe VI de Espanha. Para além de terem estado presentes na cerimónia oficial, os dois chefes de estado ibéricos também estiveram reunidos, no dia seguinte, com Lula da Silva.