A Madeira foi considerada como o melhor destino de cruzeiros de toda a Europa. Pelo segundo ano consecutivo, a Madeira conseguiu esta distinção que foi entregue numa cerimónia que aconteceu no Dubai. Os World Cruise Awards, que aconteceram pela terceira vez, voltou a coroar um porto luso. O primeiro foi o de Lisboa, em 2021. Esta distinção junta-se aos “Óscares do Turismo”, onde Portugal foi eleito o melhor destino europeu. A Madeira já foi distinguida por oito vezes o galardão de Melhor Destino Insular da Europa e, por sete vezes, o de Melhor Destino Insular do Mundo.
O movimento do porto da Madeira é de mais de meio milhão de passageiros, o que levou a um crescimento de 104% comparando com o ano anterior. O secretário Regional da Economia, Rui Barreto, olha para esta distinção com muito orgulho pois a mesma representa uma confiança dos passageiros de cruzeiros internacionais que consideram o arquipélago como um dos melhores destinos mundiais. O primeiro-ministro, António Costa, acredita que «o turismo de cruzeiros tem um enorme potencial de crescimento». Só na última década, a nível mundial, este tipo de turismo aumentou 62% e continua em franca expansão. A nível português ainda representa uma pequena parcela do pujante sector turístico nacional mas a posição geográfica do país pode o tornar ainda mais apetecível para os cruzeiros de grandes dimensões.
A média de passageiros por navio fixou-se nos 1.949. Este valor foi registado nos portos da Madeira. Nomeados com a Madeira estava Barcelona, Lisboa, Monte Carlo ou Roma. O outro prémio que Portugal trouxe do Dubai foi para a DouroAzul, que foi eleita a Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais da Europa. A empresa de Mário Ferreira já tinha vencido este prémio outras seis vezes.