Marcelo Rebelo de Sousa e Felipe VI juntos no encontro da COTEC Europa em Braga

O XV Encontro COTEC Europa 2022 aconteceu ontem no Theatro Circo

Comparte el artículo:

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Rei de Espanha, Felipe VI, e o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, juntaram-se na manhã desta quarta-feira, em Braga, em mais um encontro da organização empresarial COTEC Europa. Os três chefes de Estado presidiram à sessão de encerramento do evento, que se realizou no Theatro Circo com o tema “A Cultura ao Encontro da Inovação”.

De acordo com a página web da iniciativa, a sessão contou com três painéis subordinados a temas distintos: o primeiro sobre “Empresas, Cultura e Sociedade”; o segundo sobre “A tecnologia ao serviço da criatividade”; e o último a tratar “Os ativos culturais como vantagem competitiva”.

Entre os oradores do evento estiveram nomes como Ana Pinho, presidente do Conselho Administrativo da Fundação de Serralves, Concha Andreu, presidente da Região de La Rioja, e Clemens Pflanz, membro da European Cultural and Creative Industries Alliance. Os diretores-gerais das associações COTEC Portugal, Jorge Portugal, COTEC Espanha, Jorge Herrero, e COTEC Itália, Luigi Nicolais, discursaram também no encontro.

A cultura é necessária à inovação

Durante a cimeira, foi possível desenvolver a relação de temas estruturais no campo da inovação – cultura, negócios, economia, criatividade e tecnologia – debatendo-se as vantagens que uma ligação mais trabalhada com a cultura pode trazer às empresas. Segundo a organização, este XV Encontro COTEC Europa pretendia a reflexão sobre “o aprofundamento das relações entre as indústrias criativas e culturais e a restante economia, os seus efeitos sinérgicos e potenciais vantagens competitivas”.

Em debate esteve também o património cultural, destacado como um “fator de diferenciação que potencia a competitividade das empresas”, salientando-se ainda o impacto positivo do investimento na cultura e o papel desta enquanto “elemento de aproximação dos povos”.

Uma rede que promove a competitividade económica no Sul europeu

Organizados desde 2005, os Encontros COTEC Europa realizam-se anualmente – e de forma rotativa – em Espanha, Portugal e Itália, contando com a participação de empresários, decisores políticos e académicos, bem como com a presença dos chefes de Estado dos três países da Europa do Sul.

Para além da oportunidade de contacto que promovem entre associados e parceiros das três organizações COTEC, os Encontros constituem um espaço de debate com o objetivo de “produzir uma contribuição positiva dos países do Sul para as políticas de inovação, na construção de novas respostas aos desafios de competitividade, emprego e crescimento inclusivo que se colocam à Europa, às suas empresas e aos cidadãos”.

Os últimos Encontros foram realizados em Málaga (2021), Nápoles (2019) e Mafra (2018), onde foram discutidos, respetivamente, os temas da Economia Intangível, da Administração Pública 4.0 e do Trabalho 4.0. Do encontro de 2021, a título de exemplo, saiu uma tomada de posição conjunta para responder à necessidade de adaptação das estruturas económicas a fenómenos como os horários flexíveis, o trabalho remoto e a progressiva automatização.

Desta forma, a COTEC Europa, através das suas três organizações, compromete-se a atuar nas sociedades portuguesa, espanhola e italiana com soluções necessárias às várias transições económicas. O objetivo final, como afirma a rede, é “o reforço da competitividade empresarial europeia”, contribuindo “para a construção de novos blocos de pensamento estratégico para o caminho da competitividade, crescimento, inovação, inclusão e prosperidade da Europa”.

Noticias Relacionadas