O presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar Espanha para participar num encontro de ministros da Justiça de língua portuguesa e espanhola. Sempre que o presidente pretende realizar uma visita a outro país tem que pedir autorização a Assembleia da República. Algo que foi feito e aceite. O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição de Portugal.
Este encontro, em Tenerife, vai acontecer, pela segunda vez, entre os dias 18 e 20 de Setembro. A visita a Espanha teve que ser adiada por uns dias devido ao último sismo que houve em Portugal, a 26 de Agosto.
O rei Felipe VI vai estar em Las Palmas, na Cimeira europeia da COTEC para a inovação, ao lados dos presidentes de Itália e de Portugal, Sergio Mattarella e Marcelo Rebelo de Sousa. Os três chefes de estado vão estar juntos no dia 20 de Setembro para participarem na décima sétima edição da Cimeira da COTEC.
Esta Cimeira, que junta líderes políticos e empresariais, terá como tema principal a soberania digital como um assunto estratégico para qualquer país. Josep Borrell irá participar neste ato, que será um dos seus últimos como Altos Representante da União Europeia para os Assuntos Exteriores e Política de Segurança. Estas reuniões costumam acontecer de forma rotativa em cidades de Portugal, Espanha e Itália.