Ministros da Administração Interna de Portugal e de Espanha estiveram reunidos na fronteira do Caia/Badajoz

Governantes apostam numa maior cooperação e ambicionam que ambos os países são reconhecidos como dos mais seguros no mundo

Comparte el artículo:

O ministro da Administração Interna de Portugal, José Luís Carneiro, e o seu homologo espanhol, Fernando Grande-Marlaska, reuniram-se no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) do Caia/Badajoz. Este fica no posto fronteiriço de Badajoz. No CCPA, os policias podem trocar informações e cooperar em várias ações de policiamento. Os ministros apresentaram a oportunidade para reforçar a estratégia de desenvolvimento territorial fronteiriça existente e o espírito de cooperação ibérico cada vez mais reforçado.

Esta estratégia contribui «para que Portugal e Espanha sejam reconhecidos como dos países mais seguros do mundo», disse Carneiro. Segundo o ministro, a relação entre as forças policiais dos dois países é excelente. Os dois ministros foram assistir ao trabalho desenvolvido por este centro. Os governantes assistiram a um briefing feito pelos operacionais portugueses e espanhóis.

Também verificaram como os serviços e as forças de segurança interagem ao longo da fronteira. O espaço Schengen é visto como uma das grandes conquistas do povo europeu. Sobre a reposição de fronteiras, em França, devido ao descontrolo do fluxo de imigração e um possível ataque terrorista, ministro da Administração Interna assegurou que os controlos fronteiriços não vão ser repostos em território português.

Em relação a cooperação policial, sem esquecer os habituais patrulhamentos que existem durante as férias, as Jornadas Mundiais da Juventude também foram abordadas. A polícia portuguesa já esteve em Espanha para saber como a organização foi feita no país vizinho no início da década passada. Carneiro e Grande-Marlaska falaram sobre uma estratégia integrada para o maior encontro de jovens católicos do mundo.

Noticias Relacionadas

Socorro, querem fragmentar o português!

As diferenças atuais entre o português europeu e o brasileiro justificam que essas duas variantes se separem oficialmente como se fossem dois idiomas distintos? Não