Depois de ter tomado posse como primeiro-ministro, já foi anunciado o destino da primeira viagem ao estrangeiro de Luís Montenegro como o chefe do Governo português. Montenegro vai se deslocar até Madrid para se encontrar com Pedro Sánchez. Nesta reunião deverão abordar a futura cimeira ibérica. Esta visita foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que se encontrou com o seu homólogo, José Manuel Albares.
Neste encontro os ministros iniciaram os preparativos da primeira viagem que Montenegro vai fazer a Madrid como primeiro-ministro de Portugal. O anterior governante, António Costa, fez a sua primeira visita oficial, a 19 de Janeiro de 2016, a Cabo Verde. Esta escolha recaiu como uma forma de expressar a aproximação que os socialistas queriam fazer aos países de língua portuguesa.
A escolha de Espanha pode ser considerada como uma vontade do novo Governo de direita demonstrar que a ligação ibérica é mais forte do que as forças políticas que estão a frente dos dois países. Madrid também tinha sido a escolha de Passos Coelho, também do PSD, para a sua primeira viagem ao estrangeiro.
Rangel e Albares estiveram juntos, em Bruxelas, nas celebrações dos 75 anos da NATO. Depois de anunciada a primeira visita oficial, Luís Montenegro deslocou-se ao Palácio de Belém para apresentar ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a lista dos futuros secretários de Estado. Nesta lista está o nome do responsável pela Raia.