Museu Carmen Miranda pretende receber parte do espólio da artista no Brasil

Maria do Carmo nasceu em Marco de Canavezes e chegou a Hollywood como a voz do Brasil

Comparte el artículo:

O Museu Carmen Miranda, que está localizado na vila portuguesa de Marco de Canavezes, tem um importante espólio que pertenceu a diva que é uma das figuras máximas do Brasil. Mesmo várias décadas após a morte de Carmen Miranda, que também alcançou Hollywood, esta marca continua a ser muito forte. Um mito mundial que levou o nome do Brasil ao mundo e o sangue português nas veias.

Quem não consegue pensar em Carmen sempre que vê alguém com um turbante com frutas na cabeça? Sempre foi uma mulher muito a frente do tempo. Carmen representa não só a mulher brasileira, mas todos os emigrantes portugueses que saíram deste retângulo a procura de melhores condições de vida. Neste museu pode-se ver uma exposição de fotografias e cartazes de grande formato e objetos pessoais, sobretudo joias, que retratam a vida e a carreira da artista que nasceu nesta localidade em 1909.

O pequeno prodígio Maria do Carmo (nome original da artista) nasceu em Várzea de Ovelha e emigrou com o resto da sua família para o Brasil quando ainda era criança. Muitos brasileiros visitam este museu (com três salas de exposição) que fica no centro da cidade. Este museu, que tem vários objetos pessoais da cantora e atriz nascida em Portugal, pretende receber parte do espólio que está no outro lado do Atlântico e assim fazer uma grande exibição.

Para além do Museu Municipal que existe em Marco de Canavezes, também existe um Museu Carmen Miranda no Rio de Janeiro. As autoridades portuguesas pretendem que parte do espólio que está no museu do outro lado do Atlântico que não está em exibição nem está conservado da melhor forma possa aqui ser restaurado. Este processo tem sido difícil, segundo o autarca de Marco de Canavezes, devido à instabilidade política que se viveu no Brasil.

Noticias Relacionadas