Os três navios da Armada Espanhola estiveram de visita a Lisboa. O “Galicia” , “Santa María” e “Intermares” estiveram atracados no Porto de Lisboa de 26 a 27 de maio. O Cruzeiro de Instrução dos alunos da Escola Naval Militar também vai passar por Rota, Motril, Cartagena e Melilla.
O primeiro destes navios, o “Galicia”, destaca-se por realizar operações anfíbias de cariz humanitário ou de manutenção da paz. Durante o período pandémico, o “Galicia” prestou apoio ás cidades autónomas de Ceuta e Melilla. Já a fragata “Santa María” é uma escola polivalente que recentemente celebrou 35 anos de serviço. Desde que saiu em missão pela primeira vez já completou mais de 30 viagens a volta do mundo.
A última destas embarcações, a “Intermares”, é um navio-escola que conta com 40 alunos no seu interior. Estes praticam mergulho e salvamento, tem laboratórios e uma sala de aula-oficina de mecânica. A presença destes navios na capital portuguesa aconteceu devido ao Cruzeiro de Instrução dos alunos da Escola Naval Militar. Esta é uma viagem habitual para os alunos do 1º, 2º e 4º ano da escola naval.
O “Galicia” , “Santa María” e “Intermares” vão, até ao mês de junho, completar a formação de 253 alunos que desta forma, integrados nas tripulações de cada um dos navios, vão participar em funções tanto no mar como no porto. Desta forma, é proporcionada aos futuros oficiais uma experiência abrangente, contribuindo para a sua formação militar, marítima ou social.
Durante os dias em que estiveram em Lisboa, foram realizadas visitas às instalações destes navios por parte das tripulações que puderam mostrar aos lisboetas as histórias que estão por detrás destas embarcações. Uma manhã passada a conhecer algumas das embarcações que fazem parte da Armada Espanhola.