No carnaval da Ibero-América o samba e a sátira social se juntam para animar milhões

Sesimbra tem o "Carnaval mais brasileiro de Portugal" com escolas de samba e palhaços junto ao oceano atlântico

Comparte el artículo:

O Carnaval é um dos momentos altos do ano em várias latitudes com o samba brasileiro e os trajes coloridos a assumirem as cores desta festa que tem um especial atrativo nos países ibero-americanas. Para além de ser uma altura de festa também é um grande atrativo económico para localidades e países que recebem um incentivo turístico numa altura, pelo menos no hemisfério norte, em que as pessoas tendem a não viajar tanto devido ao Inverno.

Todos conhecemos como se vive o Carnaval no Brasil (este tem uma forte influência da presença negra no país) ou no México mas como são as celebrações em Portugal e em Espanha? No outro lado da fronteira, dois dos lugares com as festas mais atrativas são Cádiz e Badajoz. Também em Canarias. As ruas enchem para ver a festa passar. Em relação ao Carnaval em Portugal, os festejos dependem da zona do país em que se encontre. Algo que acontece sempre no fim deste período é o enterro do bacalhau, que marca o fim do Carnaval é o início da contagem decrescente para a Páscoa.

Os Caretos de Podence têm o seu futuro assegurado graças ao número cada vez maior de jovens que se junta a estes «diabos» chocalheiros mascarados. Mais a sul podemos encontrar a sátira política em diversos desfiles, como é aquele que acontece em Torres e onde também podemos ver os cabeçudos e as matrafonas (homens vestidos de mulher). No Alentejo, mais precisamente em Elvas, temos um desfile internacional com a participação de portugueses e espanhóis que apresentam as melhores formas de festejar de ambos os lados da fronteira. Nas ilhas, se há imagem que ninguém consegue esquecer é a do antigo presidente do governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, a desfilar em algo que parecia pouco mais do que simples roupa interior.

Perto de Lisboa, mais precisamente em Sesimbra, existe aquele que é conhecido como o «Carnaval mais brasileiro de Portugal». Este desfile, que acontece a beira – mar, atrai todos os anos milhares de foliões (portugueses e não só) que dançam ao ritmo do samba e do axé. Inúmeros meios internacionais consideram que Sesimbra tem um dos Carnavais a não perder em toda a Europa e muito se deve a ligação ao Brasil. Aqui o samba encontra – se com a sátira social que associamos a revista á portuguesa.

As ligações do Carnaval de Sesimbra com o do Rio de Janeiro e o de São Salvador da Bahia (isto acontece devido aos trios elétricos, que no caso da vila portuguesa saem no verão numa iniciativa que ficou conhecido como «Carnaval de Verão») são várias e podem ser explicadas, também, devido a forre comunidade brasileira que aí vive e que saem nas escolas de samba ou vão apenas ver as comemorações que desfilam pela marginal. Todas as escolas escolhem um tema para levarem a rua e tal como nas marchas demoram quase um ano a preparar o desfile do ano seguinte.

Muitos responsáveis destas escolas viajam até ao Rio de Janeiro para se inspirarem junto das suas congéneres brasileiras, como é o caso da salgueiro. Para além do carnaval, a ligação de Sesimbra ao Brasil pode ser vista através da prática de capoeira (algo comum como são as sevilhanas em Barrancos) ou das rodas de samba.

Existe mesmo o sambinha do morro da Marconi, esta é uma música típica de Sesimbra sobre um dos pontos altos da vila (morro) onde está localizado o data center da Marconi onde chegam uma boa parte dos cabos submarinos do mundo. Sesimbra também é conhecido pela segunda de Carnaval ter um desfile de palhaços que junta milhares de pessoas de todas as idades e que todos os anos batem o recorde do Guiness (o mesmo já aconteceu com a limpeza submarina mas esta é conversa para outra ocasião).

Noticias Relacionadas