Nuria Enguita será a nova diretora artística do MAC/CCB

A curadora espanhola foi diretora do museu de Valência antes de chegar a instituição portuguesa

Comparte el artículo:

A curadora espanhola Nuria Enguita é a nova diretora artística do MAC/CCB. O anúncio da escolhida deste concurso internacional foi feito pelo Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém. OMAC/CCB, criado após a extinção da Fundação de Arte Moderna e Arte Contemporânea – Coleção Berardo, do qual fazem parte peças de importantes artistas plásticos contemporâneos, como é o caso da portuguesa Joana Vasconcelos. Ao concurso internacional responderam 39 candidatos, sendo a maioria de fora de Portugal. O júri do concurso optou pelo projeto apresentado por Nuria Enguita, «destacando não apenas a sua consistência como o conhecimento da realidade artística portuguesa».

Enguita, que agora vai ficar a frente do centro de arte moderna, foi até ao último mês diretora do Instituto Valência de Arte Moderna (IVAM). Entre 2008 e 2015, como curadora independente, organizou exposições em instituições espanholas e portuguesas.

A espanhola vai começar as suas novas funções em Portugal já no mês de Maio. O novo museu foi inaugurado em outubro do ano passado. O CCB lembra que, desde 1991, Enguita tem procurado dar foco a formas de arte que muitas vezes estão à margem. No comunicado emitido, a Fundação CCB lembra que em Valência a curadoria desenvolveu um «programa de estudos Articulacions, em colaboração com as duas universidades públicas de Valência, e os programas públicos adquiriram uma dimensão central no museu». Núria Enguita irá desempenhar as funções de diretora artística do MAC/CCB por um período de quatro anos.

Noticias Relacionadas