O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado no Brasil pela voz de Saramago

Pela primeira vez a data será comemorada de forma presencial e vai juntar artistas dos dois lados do Atlântico

Comparte el artículo:

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra a 5 de Maio, vai ser o mote para relembrar o centésimo aniversário do nascimento do, até ao momento, único prémio Nobel da literatura. “É incontornável quando estamos a comemorar a língua portuguesa, comemorar também José Saramago”, disse o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, a agência Lusa. A língua portuguesa é uma das mais utilizadas no mundo e para a UNESCO esta data também é importante para a promoção do multilinguismo e da boa comunicação entre os povos.

Estas comemorações, que vão acontecer pela primeira vez presencialmente, vão focar-se em sete estações de metro da capital brasileira. Estas vão receber a exposição A Bagagem do Viajante. Aqui vão se encontrar com Saramago artistas da tala de Jorge Amado, Oscar Niemeyer ou Chico Buarque. Os viajantes também poderão ver Pilar del Río, Valter Hugo Mãe e vários personagens do romance Memorial do Convento. A exposição dos trabalhos originais expostos nas estações de metro poderão ser vistos no dia 31 de Julho na Galeria Camões da Embaixada de Portugal no Brasil.

Também no dia 5 de Maio, o auditório Camões da Embaixada de Portugal vai receber Pilar Del Río e Carlos Reis. Para além do Brasil, a presidente da Fundação José Saramago pretende estender até França as comemorações do centenário do escritor. Del Río e Reis vão discutir o legado de Saramago na embaixada em Brasília. Já nos dias 6 e 7 será a vez de São Paulo receber uma exposição sobre o prémio Nobel da literatura português. José Saramago vai ter uma cátedra com o seu nome na cidade de Curitiba, no Paraná.

Noticias Relacionadas