Óbidos assinalou o encontro de jovens capitães que fizeram o 25 de Abril de 1974

Evento é uma preparação para os 50 anos da revolução que trouxe a democracia de volta a Portugal

Comparte el artículo:

Na Casa da Música de Óbidos a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril recebeu uma cerimónia que assinala mais um encontro de Capitães. Nesta comemoração participou Vasco Lourenço, um dos heróis da consolidação da democracia e Presidente da Associação 25 de Abril. Os Capitães de Abril partilharam com os presentes a memória que têm destes encontros clandestinos.

Este tipo de encontros serviu para organizar aquilo que ficamos a conhecer mais tarde como MFA. Ao longo destes encontros, que comemoram 50 anos, os capitães mudaram a sua posição sobre a guerra e a questão colonial. Estes pontos levaram a que no dia 25 de Abril de 1974 os Capitães de Abril fizessem um golpe de estado que terminou com uma longa e fechada ditadura.

Sobre este tipo de encontros, a comissária Maria Inácia Rezola afirmou a importância de “evocar o caminho percorrido pelos jovens capitães até ao derrube a ditadura é uma etapa fundamental das Comemorações. Vamos continuar a fazê-lo através da promoção de um maior conhecimento sobre o Movimento, dando destaque aos testemunhos dos protagonistas. Consideramos que conhecer a história do Movimento dos Capitães é uma das melhores formas de celebrar o 25 de Abril e é essencial na passagem de testemunho sobre a luta contra a ditadura e a construção da democracia que pretendemos promover, sobretudo junto das novas gerações”.

Em Óbidos houve um concerto da Jovem Orquestra Portuguesa e o descerramento de uma placa evocativa. Esta placa foi desterrada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (que recebeu o seu nome em homenagem ao último homem forte do Estado Novo, Marcelo Caetano).

Noticias Relacionadas