Pedro Silva Pereira vai assumir presidência interina do Parlamento Europeu

Eurodeputado português será o responsável por supervisionar as eleições para a presidência parlamentar

Comparte el artículo:

O português Pedro Silva Pereira, o segundo Vice-Presidente do Parlamento Europeu, irá ocupar o posto devido a morte de David Sassoli. O italiano, que morreu aos 65 anos devido a uma disfunção no sistema imunitário, estava em final de mandato e até às eleições deverá ser Silva Pereira a ocupar este cargo. O político recordou o ex-presidente do PE como «um grande democrata, um grande defensor do projeto europeu, que conseguiu uma coisa notável, que foi manter o Parlamento plenamente operacional apesar dos constrangimentos da pandemia».

A maltesa Roberta Metsola é a seguinte na linha de sucessão de Sassoli mas como é candidata ao cargo e a grande favorita não poderá conduzir o processo eleitoral. Esse, que deverá acontecer no fim do mês de Janeiro, será presidido pelo eurodeputado português. Sobre o novo cargo interino, o responsável sente-se honrado mas não esquece a responsabilidade que terá pela frente num dos momentos mais delicados da vida do projeto europeu.

O jurista e político português é eurodeputado desde 2014 e foi eleito Vice-Presidente do Parlamento Europeu em 2019. Silva Pereira, de 59 anos, faz parte do partido socialista e em Portugal desempenhou vários papéis na vida política. Deputado e secretário de estado, Pedro Silva Pereira foi ministro da Presidência, entre 2005 e 2011, do governo de José Sócrates. O português, que tem como principais pastas o Orçamento e a cidadania europeia, foi eleito para este cargo como o segundo candidato mais votado, de um total de 17.

A eleição de um novo presidente do parlamento será a principal atividade que Pedro Silva Pereira terá que supervisionar. A eleição deverá acontecer na próxima terça-feira, em Estrasburgo.

Noticias Relacionadas