Porto de Sines reforça a cooperação económica com o México e apresenta-se como hub privilegiado para entrada de produtos na Europa

Comitiva mexicanana, onde também estavam empresários e políticos regionais, visitou o principal porto português e uma das portas de entrada no continente europeu

Comparte el artículo:

Uma comitiva mexicana, liderada pelo embaixador em Lisboa, visitou o Porto de Sines para reforçar laços. Da comitiva, onde estavam empresários de diversos ramos de negócios, também fizeram parte representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz.

O objetivo desta visita é potenciar o crescimento económico de ambos os países através da criação de um corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines. O porto português é visto como um hub privilegiado para a entrada das exportações do mercado latino-americano na Europa. A Iberdrola vai realizar um forte investimento para produzir amoníaco verde em Sines. A Repsol é uma das empresas presentes em Sines, que vai receber um mega centro de dados.

A comitiva mexicana foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho. Depois de finalizada a visita foi assinado um Acordo de Cooperação entre os Governos Português e Mexicano. Este acordo pretende reforçar as trocas comerciais do Porto de Sines com os portos de Salina Cruz (Oaxaca) e Coatzacoalcos (Veracruz). No porto português de águas profundas é possível receber os maiores navios do território ibérico. Sines caminha para se tornar num hub ibérico devido às várias instalações que para lá estão programadas.