Con el patrocinio de:

Portugal aumenta a sua quota de produção e já é o segundo maior produtor europeu de calçado

Espanha e Portugal são ao lado da Itália os responsáveis por 70% da produção de calçado no continente europeu

Comparte el artículo:

Quando falamos no fabrico de calçado a nível europeu, Portugal está na segunda posição, tendo ultrapassado Espanha (um dos países para onde o calçado português mais vai). Mesmo com este aumento produtivo, Portugal ainda não alcançou a produção italiana.

A indústria portuguesa de calçado é responsável pela produção de 85 milhões de pares de sapatos, o que representa 17,1% do mercado europeu. Estes dados, do Eurostat, são referentes ao ano de 2022. Portugal produziu dois milhões de sapatos a mais do que Espanha.
Aliás, na última década Portugal foi o único país a nível europeu a reforçar o fabrico de calçado. Mesmo com um aumento de 14,4% registado na última década. No último ano, Portugal vendeu menos dez milhões de pares no estrangeiro. No total foram vendidos 66 milhões de pares de sapatos com a etiqueta Made In Portugal. A crise neste setor levou a que no último ano fechassem 56 empresas, o que representa a perda de 1.361 postos de trabalho.

O calçado português, bastante tradicional mas que está a enfrentar uma falta de encomendas, aposta cada vez mais no segmento de luxo. Portugal ainda está longe dos 162 milhões de pares produzidos por Itália. O país transalpino, Portugal e Espanha são os maiores produtores europeus de calçado e em conjunto são responsáveis por 70% da produção comunitária. Quando falamos de empresas de calçado, existem 6.381 em Itália, 2.808 em Espanha e 2.428 (destas, apenas 1.171 produzem apenas calçado) em Portugal.

Noticias Relacionadas