Con el patrocinio de:

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores: 1,4 milhões de euros para apoiar o envelhecimento ativo e saudável

Este ano, os quatro Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – têm uma dotação global de 5 milhões de euros

Comparte el artículo:

O BPI e a Fundação ”la Caixa” abrem hoje as candidaturas à 12ª edição do Prémio Seniores. A iniciativa tem como finalidade apoiar projetos sociais de entidades do terceiro sector que promovam a autonomia pessoal, o envelhecimento ativo e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial atenção para o reforço das relações interpessoais e a prevenção de situações de fragilidade e isolamento, minimizando as situações de institucionalização.

Com uma dotação reforçada para 1,4 milhões de euros, o Prémio Seniores pretende apoiar respostas sociais no domínio da promoção de uma vida autónoma em casa e na comunidade, do apoio integral em situações de especial vulnerabilidade ou isolamento social, e do apoio sociossanitário e psicossocial a pessoas em situação de doença.

Nas 11 edições já realizadas desde 2013, foram premiados 326 projetos no valor de cerca de 8,9 M€, beneficiando mais de 72 mil pessoas com mais de 65 anos. Em 2023, o Prémio Seniores apoiou 38 projetos sociais, melhorando a vida de mais de 4 mil pessoas. As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 20 de maio de 2024.

Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação «la Caixa» irão realizar uma sessão de esclarecimento no dia 23 de abril às 15h. Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social

São quatro os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para 5 milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco. Com base neste trabalho de preparação, um Júri seleciona finalmente as candidaturas premiadas.

Desde 2010 até à data, foram concluídas 41 edições, que permitiram atribuir mais de 32,2 M€ a 1.035 projetos implementado por 701 entidades de norte a sul de Portugal e ilhas, que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Fundação ”la Caixa”

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.

Noticias Relacionadas