As Federações de Portugal (FDIP) e de Espanha (RFEDH) assinaram um acordo de cooperação para criarem, no futuro, uma Liga Ibérica de hóquei no gelo. A este acordo poderá vir a somar-se a Andorra. Desta forma pretende-se desenvolver o hóquei no gelo nas duas nações ibéricas onde o hóquei em patins é um dos desportos mais queridos.
«É importante ter o apoio da IIHF para a possível criação desta liga transfronteiriça entre Espanha e Portugal e, esperamos, no futuro, também Andorra. Queremos aumentar a competitividade da nossa liga e que, no futuro, outros países possam enviar equipas para a nossa competição. Tudo isto se resume em poder dar mais atividade aos nossos clubes e membros com a ajuda da federação portuguesa e trabalhar de mãos dadas para fazer crescer este projeto», referiu em nota enviada aos meios de comunicação o presidente da RFEDH, Frank Gonzalez. Para Pedro Flávio Martins, presidente da FDI-Portugal, «esta ligação com Espanha, que temos vindo a desenvolver há muitos anos, ajuda a promover o desporto na Península Ibérica». O objetivo não é apenas desenvolver o hóquei no gelo mas como todas as outras atividades que são realizadas nesta superficie gelada.
Este sonho conta com o poio da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF). Este acordo foi assinado em Vilamoura, onde decorreu o Congresso Semi-Anual da IIHF. De momento já há uma equipa portuguesa, o H.C. Porto, a competir na Liga Nacional de Hóquei no Gelo espanhola. Os portugueses já realizaram os seus primeiros jogos na competição espanhola que é disputada por oito equipas.