Con el patrocinio de:

Portugal e Espanha são os países que mais consomem carne na Europa

A carne de suíno é a que mais agrada não só a portugueses mas também a europeus

Comparte el artículo:

No continente europeu existe um grande consumo de carne, mas é na península ibérica que estes valores são mais elevados. Segundo a FAO, Portugal e Espanha são dos países que mais comem carne não só na Europa como no mundo. Quando falamos sobre o consumo de carne por pessoa, apenas Espanha ultrapassa os valores ingeridos pelos portugueses. Um português come, em média, 95 quilos de carne por ano.

As carnes mais consumidas são a de porco (especialmente no Alentejo) e a de aves. Segundo o INE, em 2020, cada habitante consumiu 41.4 quilos de carne suína. Recentemente, tem havido um movimento, especialmente dentro de algumas universidades (como é o caso da de Coimbra) para reduzir este consumo. Isto acontece devido a motivos ambientais. Por ano, 20 toneladas de carne de vaca eram consumidas nas 14 cantinas universitárias da Universidade de Coimbra. Para chegarem a 2030 com uma neutralidade carbónica, tem havido uma redução deste consumo.

Em Espanha consome-se 99 quilos de carne e na Islândia 91 quilos. Para além do grande consumo de carne, nestes três países também se comem bastantes frutos do mar. No território ibérico, o consumo de frutos do mar é bastante elevado nestes momentos das festas de Natal e de Ano Novo. Quando falamos da Islândia, o consumo de carne e de frutos do mar está ao mesmo nível. Cada um dos seus habitantes come, por média, 92 kg de frutos do mar.

Noticias Relacionadas