Portugueses pedem voos directos da Venezuela para a Madeira

Pedidos foram feitos pela comunidade, vista como muito importante para a Venezuela, durante o Dia da Região Autónoma da Madeira

Comparte el artículo:

O embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago, pediu, nas celebrações do dia da Madeira em Caracas, mais voos directos da TAP entre a capital venezuelana e a principal cidade madeirense. O embaixador sublinhou a importância das operações aéreas entre ambos os países para a melhoria das relações bilaterais. Os dois países encontram-se regularmente nas cimeiras ibero-americanas.

«Quando aqui cheguei, há pouco mais de um ano, não havia nenhuma ligação entre a Venezuela e Portugal. Pouco tempo depois, a TAP retomou com uma ligação semanal e neste momento existem três ligações semanais entre Lisboa e Caracas», disse Fins de Lago. Se a relação entre Portugal e Espanha teve um forte incremento nos Governos de Sócrates e Chávez, o mesmo não podemos dizer desde que Maduro chegou ao poder e o reconhecimento de Guaidó pelo Governo português (o mesmo foi feito pelo espanhol) levou a suspensão da TAP, em 2020, por 90 dias.

A companhia aérea portuguesa, que tem sido bastante falada pela possibilidade de poder ser vendida a Ibéria, é considerada a 3ª melhor da Europa e a 13ª a nível mundial. O embaixador lembrou que este é um grande anseio da comunidade portuguesa no país, que é na sua maioria madeirense. As declarações foram prestadas no Centro Português de Caracas durante as celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira. Esta festa juntou 1.000 pessoas no Centro que lembrou as duas facetas não só da Venezuela mas como de toda a comunidade portuguesa no país, a da abundância e da carência.

Um representante do governo madeirense nesta festa, Rui Abreu, lembrou que «num momento em que a economia venezuelana está mais enfraquecida, temos de estar unidos e dar a mão a quem mais precisa», incluindo os madeirenses a passar por dificuldades no país da Iberoamérica. Este ano, as companhias aéreas mundiais esperam transportar 4,35 mil milhões de passageiros.

Noticias Relacionadas

Iberia en datos

Los principales indicadores sobre la realidad de la península ibérica e islas son fundamentales para entender, analizar y valorar las posibilidades de las relaciones entre