Portugueses terão que declarar entrada na Galiza devido a Covid-19

Comunicação é feita através de uma plataforma e não engloba quem esteja em trânsito

Comparte el artículo:

O governo regional da Galiza anunciou que Portugal faz parte de uma lista de países cujos visitantes têm que declarar a sua chegada a região. Todos os que cheguem de territórios considerados de «alta incidência» para a Covid-19 deve seguir este procedimento. Esta medida é tomada devido ao aumento no número de novos casos. Atualmente apenas um concelho português não é considerado de «alto risco» para infecção.

Em Portugal, devido a pandemia já morreram 19.661 pessoas e o país tem vindo a registar novos máximos de casos provocados pela variante Omicron. Esta comunicação deve ser feita num prazo máximo de 24 horas através de um registo dos seus dados de contato numa plataforma (https://coronavirus.sergas.gal/viaxeiros/) criada especificamente para este propósito pelas autoridades regionais. No caso do simples trânsito pela Galiza não é necessária esta comunicação.

Esta resolução entra em vigor na quarta-feira, dia 26 de Janeiro. Esta lista, do qual também fazem parte França, Dinamarca e a Andorra, será objeto de atualização num prazo máximo de 15 dias. A atualização anterior, publicada há duas semanas, já incluía Espanha. Do território, apenas aqueles que chegam da Andaluzia, Baleares, Canárias, Castela-Mancha, Comunidade Valenciana e Madrid não tem que passar por este procedimento.

Os Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram que os possuidores de um Certificado Covid-19 válido não devem ser alvo de «restrições adicionais à livre circulação». O fim de testes e quarentenas tem como objetivo de facilitar as viagens mas esta é uma medida que deverá ser tomada por cada um dos Estados.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de