Primeiro-ministro de Cabo Verde encontra-se com Lula que confirmou a sua presença na cimeira da CPLP

Cabo Verde tem conseguido solidificar a sua democracia e tem no turismo a sua grande riqueza económica

Comparte el artículo:

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva (que esteve recentemente em Portugal e voltará no fim desta semana), viajou para o Brasil para liderar a comitiva do seu país na Web Summit, que pela primeira vez decorreu no Rio de Janeiro. O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva será o único líder africano como orador na primeira edição deste evento. A sua intervenção destaca o papel da tecnologia na transformação de um país.

No Instituto Rio Branco, em Brasília, sobre «Segurança no Atlântico Sul» e no Rio encontrou-se com a comunidade cabo-verdiana no Brasil. Em todo o país são três mil pessoas. No Brasil, o presidente cabo-verdiano reuniu-se com o presidente Lula da Silva. Esta foi a primeira visita de um mandatário africano ao Brasil desde a cerimónia de tomada de posse de Lula, em janeiro.

«O Brasil acredita na cooperação Sul-Sul solidária, com benefícios mútuos e baseada em experiências compartilhadas», disse o presidente brasileiro. Segundo Ulisses Correia e Silva o encontro «reforça as relações políticas e de cooperação entre os dois Estados que têm uma longa história de parceria e colaboração com frequentes concertações político-diplomáticas, seja a nível bilateral seja no quadro multilateral (CPLP e ONU)».

Educação, uma área que aproxima Cabo Verde e o Brasil

Uma área onde os dois países trabalham de perto é a educação. Em 2004, durante o primeiro mandato de Lula, o Brasil foi um dos países que contribuiu para a criação da Universidade de Cabo Verde, instituição que tem representado uma importante alternativa para os cabo-verdianos que não tem de ir para o exterior para poderem continuar os seus estudos superiores.

A nível alimentar, segundo o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o Brasil e Cabo Verde estão a trabalhar para desenvolverem uma forma de combate efetiva contra as pragas. Ulisses Correia e Silva foi eleito em 2016 e desde então muita coisa mudou no país. Cabo Verde é um exemplo para o mundo, já que desde que se tornou independente saiu do «3º mundo» para um nível de desenvolvimento médio.

O principal recurso de Cabo Verde é o turismo e o principal mercado emissor de turistas é Portugal. O Brasil, com esta reunião (a agenda de Lula nesta semana tem sido bastante movimentada), também está de volta a CPLP e a olhar com atenção para o que está a acontecer em África. Depois da última Cimeira da CPLP, que foi o General Mourão a representar o Brasil, Lula já confirmou a sua presença em São Tomé e Príncipe.

Noticias Relacionadas