Jovens portugueses e galegos podem enviar os seus contos para o Prémio Nortear

O vencedor verá a sua obra editada em português e em galego e vai ganhar prémio monetário

Comparte el artículo:

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Prémio Nortear. Este prémio pretende lançar novos escritores, incentivar a criatividade literária e promover a distribuição de obras literárias no outro lado da fronteira. Esta é a nona edição deste prémio. São 330 obras apresentadas a concurso desde a sua criação. O primeiro Nortear aconteceu em 2015 e teve o seu lançamento formal na cidade do Porto.

Em 2019, o projeto e dinamização cultural foi distinguido na categoria de Melhor ao nível de Cooperação Transfronteiriça com o prémio europeu Sail of Papenburg. Os jovens autores do norte de Portugal e da Galiza que queiram participar devem enviar as suas candidaturas até ao dia 30 de junho. Para participar, os autores devem ter entre os 16 e os 36 anos e tem de ter escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco mil a oito mil palavras.

A candidatura deverá ser feita online na Plataforma Nortear. Os participantes devem ser oriundos ou viver nesta Eurorregião. O vencedor/a deste prémio vai ganhar três mil euros e verá a sua obra traduzida para português e galego. A vencedora do ano passado foi Marta Pais Oliveira, autora do conto Medula. Os Prémios Nortear são uma iniciativa conjunta do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura ou da Direção Região de Cultura do Norte de Portugal.

As entidades envolvidas nesta organização focam-se, através de várias atividades, pretendem fomentar um conhecimento mútuo a cultura e da literatura de ambos os territórios.

Noticias Relacionadas