ONU comemora Dia Mundial da Língua Portuguesa com podcast com Guterres e Felipe Neto

Em Portugal será comemorada esta data com a entrega do Prémio Camões a moçambicana Paulina Chiziane

Comparte el artículo:

Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra já na sexta-feira, dia 5 de maio, as Nações Unidas vão lançar um podcast em português. O dia 5 de maio foi consagrado pela assembleia-geral da UNESCO como a data em que a língua portuguesa é comemorada. Esta é uma data celebrada em todos os continentes de uma forma bastante ativa. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho (que esteve de visita a Angola), estas comemorações vão ser feitas de forma ativa.

Da programação fazem parte colóquios, peças de teatro ou poesia. Em Portugal vai ser entregue o Prémio Camões, referente ao ano de 2021, a poetisa moçambicana Paulina Chiziane. Foi a primeira mulher a receber a maior distinção que um escritor de língua portuguesa pode ter. O primeiro convidado deste novo podcast da ONU foi o secretário-geral da organização, o português António Guterres.

Durante a conversa, Guterres falou sobre a importância da língua para criar pontes entre as nações. Com 260 milhões de falantes, é possível falar em português em todos os continentes do mundo. «Tenho falado com dirigentes de países africanos de língua portuguesa. Tenho falado com dirigentes brasileiros, timorenses, em português. Isso é sempre, para mim, um enorme prazer», disse o secretário-geral da ONU.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, acredita que em 2050 poderão existir, em todo o mundo, 400 milhões de falantes de português. A juventude e o crescimento demográfico, especialmente no continente africano, vão contribuir substancialmente para o crescimento desta língua. «Há hoje um crescimento muito grande do ensino desta língua, que é nossa, em vários países do mundo. Há um interesse cada vez mais crescente da parte de vários países, sobretudo as gerações mais jovens, em aprender português», afirmou o secretário de estado. O governante acredita que uma maior união dos falantes pode levar a que a língua portuguesa ganhe um novo destaque no mundo.

Português como uma língua para a paz

Numa mensagem por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Zacarias Costa lembra que esta é um excelente instrumento para celebrar o diálogo e o intercambio cultural não só nos países que compõem a CPLP, mas em todos os locais do mundo onde existem pessoas que sabem expressar-se na língua de Camões, Chico Buarque ou Mia Couto. Uma língua não só de cultura, mas também de paz.

Na visita que o presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, fez a Ucrânia também houve tempo para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa (de forma antecipada) com uma declamação de poesia. Neste podcast da ONU vão se falar sobre temas tão diversos como as alterações climáticas ou os direitos humanos. Este será um podcast semanal e o segundo entrevistado será o youtuber brasileiro Felipe Neto, que tem 45 milhões de seguidores.

O uso da internet tem sido uma arma a favor da ascensão da língua portuguesa e muito se deve aos internautas que a partir do Brasil publicam conteúdos. No Brasil, será possível visitar o Museu da Língua Portuguesa de forma gratuita todos os domingos do mês de maio. Em S. Tomé e Príncipe, onde neste verão vai acontecer a próxima cimeira da CPLP, realizou-se o 2.º Simpósio da língua portuguesa. Neste encontro, organizado pela embaixada do Brasil, falou-se sobre o futuro do ensino da língua e a necessidade de se ter mais professores.

Noticias Relacionadas