Universidades de Portugal e de Espanha vão elaborar um Plano Estratégico de Cooperação

Acordo assinado pelas regiões Centro e Castela e Leão pretende ser um instrumento para enfrentar a atual situação

Comparte el artículo:

Uma universidade portuguesa e outra espanhola vão elaborar um Plano Estratégico de Cooperação (PEC) para as regiões do centro de Portugal e de Castela e Leão. O PEC é visto como um instrumento de resposta à atual situação criada, em parte, pela pandemia da Covid-19 que fez com que a inflação ou o desemprego aumentassem. O Plano Estratégico pretende abordar os desafios conjuntos identificados em ambos os lados da fronteira e gerir de uma forma mais eficiente os fundos europeus disponíveis.

Augusto Santos Silva, que está reunido com a presidente do Congresso espanhol, pede mais fundos e um uso sábio dos existentes. Este plano, como relembra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), também deve dar resposta a instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia em território europeu. As instituições do ensino superior podem e devém desempenhar um papel importante na construção das políticas públicas.

A escolhida do lado espanhol para este papel é a Universidade de Salamanca. Ainda se procura a que vai fazer este trabalho no lado português. Os eixos desta futura cooperação transfronteiriça foram apresentados num encontro ao mais alto nível em Coimbra. O documento apresentado foca-se nas áreas da transição ecológica e digital. Esta declaração foi assinada por Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Jesús Julio Carnero, ministro da presidência do Governo Regional de Castela e Leão.

Os representantes de ambas as zonas lembraram «a importância das relações de cooperação entre as duas regiões». Estas remontam a 1990.

Noticias Relacionadas