Veterinários ibéricos pretendem diminuir o uso de antibióticos até 2030

A resistência a antibióticos poderá ser a principal causa de morte até 2050

Comparte el artículo:

Portugal e Espanha pretendem diminuir o uso de antibióticos na saúde dos seus animais domésticos. Espanha já diminuiu o uso de antibióticos em 70%. Esta redução deve-se ao Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antibióticos, promovido pela Agência Espanhola de Medicamentos e Dispositivos Médicos.

Em Espanha existem 36 mil veterinários. A diminuição do uso de antibióticos também tem se refletido no meio ambiente e tem diminuído, de forma consistente, a resistência que cada vez mais existe devido a toma excessiva de antibióticos. Até 2030, Portugal pretende reduzir o uso de antibióticos em animais até 50%. Os antibióticos devem ser usados de uma forma prudente. Portugal também tem um plano para conseguir chegar perto da meta espanhola. Em Portugal existem 6.922 médicos veterinários.

A medicina veterinária ibérica, tal como a humana, está cada vez mais resistente ao uso de antibióticos, o que se pode tornar perigoso tanto para animais como para donos. A resistência aos antibióticos, segundo a OMS, poderá ser a principal causa de morte no mundo até 2050.

Noticias Relacionadas