Vhils inaugurou exposição de azulejos em Sevilha

Artista português ganhou fama por 'escavar' retratos em muros

Comparte el artículo:

Vhils inaugurou pela primeira vez em Espanha uma exposição que apresenta inúmeras peças em azulejo. Em Fractal, que pode ser vista na galeria Delimbo, o artista nascido no Seixal apresenta peças conseguidas através de técnicas e meios que desenvolveu nos últimos dois anos. A mostra, que pode ser vista em Sevilha, foi criada «para estabelecer uma referência ao património cultural entre Portugal e Espanha».

Na rede social de Instagram do artista é explicado que todas as peças criadas reflectem os eventos recentes e de que forma estes afectaram a nossa psique tanto individual como colectiva. Estas peças apresentam uma e energia que destrói tanto as preconceções de humanidade bem como a compreensão que cada um de nós tem. «Com Fractal quero apresentar a desconstrução que causa desconforto, mas que é um ato de criação, um esculpir no espaço: pela diferença, pela novidade, pela evolução».

O azulejo é uma das formas de arte mais conhecidas e que representa a cultura portuguesa. A azulejaria de Lisboa, que tem mais de cinco séculos, teve o seu início na cidade de Sevilha. Os trabalhos do artista, que já foram expostos em vários cantos do mundo, mais conhecidos são os retratos ‘escavados’ em muros. Das ruas passou para os museus. O trabalho do Cavaleiro da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada também já esteve no espaço, mais precisamente na Estação Espacial Internacional.

Esta exposição de Vhils é de entrada livre e pode ser vista na galeria Delimbo, em Sevilha, até ao dia 9 de Abril.

Noticias Relacionadas