Governo português certifica novo Caminho de Santiago de Compostela

O terceiro caminho português parte do Porto e do Minho até Espanha

Comparte el artículo:

O Governo português certificou o terceiro Caminho de Santiago de Compostela. O caminho português da Costa parte da cidade do Porto, atravessa a região do Minho e é concluído na Galiza. Este percurso, que liga o Porto a Valença do Minho, é reconhecido pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, devido a sua «importância histórica e cultural». A certificação do Caminho da Costa acontece não só devido ao valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo e a autenticidade destes percursos mas também devido ao património e a beleza natural que oferece este caminho.

O Caminho da Costa tem uma extensão de 138 quilómetros e atravessa os concelhos portugueses do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. É no Alto Minho que se faz a ligação com a Galiza. Este é o terceiro caminho oficialmente certificado pelo estado português. Os outros dois são o Caminho Interior (que liga Viseu a Chaves) e o Caminho Central (que sai da Sé de Lisboa até a região norte). Todos estes municípios apresentam condições de segurança e equipamentos de apoio e de informação que tornam o caminho feito pelos viajantes mais seguro.

Os diferentes Caminhos de Santiago são percorridos, desde o século IX, por milhões de peregrinos que fazem este percurso para procurarem não só uma ligação religião mas também uma paz mental. Os Caminhos de Santiago foram levados ao pequeno ecrã na série luso-galega 3 Caminos.

Noticias Relacionadas