Viana do Castelo vai receber a Cimeira Ibérica em outubro

Durante a Cimeira existirá uma visita a fábrica de vacinas que a biofarmacêutica Zendal tem em Portugal

Comparte el artículo:

Depois de ter sido anunciada Braga como a cidade portuguesa que ia receber a Cimeira Ibérica deste ano, o local do encontro entre António Costa e Pedro Sánchez foi alterado. Continuará a ser em Portugal, mas terá uma nova localização. Viana do Castelo será o local que vai receber a próxima cimeira, que vai acontecer em outubro, informa Jornal de Notícias.

A reunião, que todos os anos se realiza num lado diferente da fronteira, vai acontecer no Minho (região transfronteiriça onde não existe um encontro há muito tempo). O primeiro encontro aconteceu em 1983. Este encontro vai centrar-se na ciência e na tecnologia feita em conjunto por Portugal e Espanha. A iniciativa, que reúne os chefes de governo dos dois países (e um variado conjunto de ministros), vai decorrer no espaço do Centro Cultural de Viana, a cidade da filigrana.

Ainda em julho, o ministro das infraestruturas português, Pedro Nuno Santos, disse que esta cimeira seria o momento ideal para finalmente anunciarem os projetos de alta velocidade ferroviária que ligarão Portugal à Galiza. Para além das reuniões ministeriais oficiais também haverá um programa de visitas paralelas a vários pontos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga.

Para além do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (que fica em Braga) os participantes também irão visitar a nova fábrica de vacinas de Paredes de Coura, da biofarmacêutica galega Zendal.

Noticias Relacionadas

Símbolos da JMJ em Sesimbra

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer no próximo ano no país, estiveram presentes na Paróquia do Castelo de Sesimbra. A presença