Viana do Castelo vai receber a Cimeira Ibérica em outubro

Durante a Cimeira existirá uma visita a fábrica de vacinas que a biofarmacêutica Zendal tem em Portugal

Comparte el artículo:

Depois de ter sido anunciada Braga como a cidade portuguesa que ia receber a Cimeira Ibérica deste ano, o local do encontro entre António Costa e Pedro Sánchez foi alterado. Continuará a ser em Portugal, mas terá uma nova localização. Viana do Castelo será o local que vai receber a próxima cimeira, que vai acontecer em outubro, informa Jornal de Notícias.

A reunião, que todos os anos se realiza num lado diferente da fronteira, vai acontecer no Minho (região transfronteiriça onde não existe um encontro há muito tempo). O primeiro encontro aconteceu em 1983. Este encontro vai centrar-se na ciência e na tecnologia feita em conjunto por Portugal e Espanha. A iniciativa, que reúne os chefes de governo dos dois países (e um variado conjunto de ministros), vai decorrer no espaço do Centro Cultural de Viana, a cidade da filigrana.

Ainda em julho, o ministro das infraestruturas português, Pedro Nuno Santos, disse que esta cimeira seria o momento ideal para finalmente anunciarem os projetos de alta velocidade ferroviária que ligarão Portugal à Galiza. Para além das reuniões ministeriais oficiais também haverá um programa de visitas paralelas a vários pontos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga.

Para além do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (que fica em Braga) os participantes também irão visitar a nova fábrica de vacinas de Paredes de Coura, da biofarmacêutica galega Zendal.

Noticias Relacionadas