Visita de João Lourenço a Espanha mostrou a vitalidade das relações entre os dois países

O presidente de Angola participou na na Conferência Global sobre o Impacto da Vacinação

Comparte el artículo:

João Lourenço esteve em Espanha para participar numa conferência sobre vacinação. O presidente de Angola foi um dos participantes na Conferência Global sobre o Impacto da Vacinação no mundo. Angola foi um dos países que mais vacinou contra a Covid-19 no continente africano. Na reunião, organizada pela Aliança Global para as Vacinas, participaram inúmeros governos, universidades, instituições (como é o caso do Banco Mundial) e a sociedade civil.

A reunião contou com a participação de países receptores (em vias de desenvolvimento) e dos governos doadores. Esta aliança também tem dinamizado programas de vacinação contra o HPV e a malária. A Gavi, iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, forneceu mais de 1,9 bilião de doses de Covid-19 a 146 países, por meio do COVAX (que contou com a liderança do português Durão Barroso). Desde a sua criação, em 2000, a Gavi ajudou a imunizar mais de 981 milhões de crianças e evitou mais de 16,2 milhões de mortes. No encontro avaliou-se o impacto que estas imunizações tiveram para salvar milhões de vidas.

O presidente angolano também se reuniu com Pedro Sánchez. A reunião aconteceu no Palácio da Moncloa. Na declaração conjunta ambos governantes lembraram o facto de Angola ser o grande sócio de Espanha em África e o excelente estado das relações bilaterais. Angola e Espanha tem cooperado na área dos transportes aéreos, na pesca e nos transportes. O objectivo é ter uma cooperação bilateral cada vez mais vantajosa. As importações de Angola para Espanha alcançaram os 211.284.522,42 dólares em 2022. Sánchez também sublinhou o importante trabalho que Angola tem feito em pró da estabilidade da região.

Noticias Relacionadas