A Mostra Espanha está de volta a Portugal

O festival bienal vai percorrer inúmeras cidades portuguesas até ao fim do ano

Comparte el artículo:

A Mostra Espanha, festival bienal que dá destaque ao melhor da cultura contemporânea, vai acontecer até ao fim do ano em 17 cidades portuguesas. Museus, faculdades, institutos e jardins são os locais escolhidos para receber exposições, encontros, peças de teatro, artes cénicas ou a apresentação de livros. Também será possível fazer visitas guiadas, em Lagos, a Nau Victoria.

São 50 propostas artísticas que são traduzidas em mais de 100 eventos que propõem trazer de volta, após um ano de paragem, o dinamismo e a cultura espanhola a Portugal. A programação desta bienal, que vai para a sua sétima edição, abarca diferentes campos e dinamiza encontros com artistas, escritores e especialistas.

A edição de 2021 da Mostra Espanha vai começar a 6 de Setembro com a inauguração da exposição Ars fatum – Máscaras que falam, que vai exibir, no Teatro Romano do Museu de Lisboa, esculturas em cerâmica e peças especiais das últimas edições do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida. No Museu do Dinheiro, a 16 de Outubro, a Madrid Solists Chamber Orchestra vai se apresentar sobre a batuta de Nuno Corte-Real.

Também em Lisboa, de 25 a 29 de Novembro, vai acontecer, no Cinema São Jorge, o festival Cine Fiesta. A Sonor Ensemble vai apresentar no Festival Estoril Lisboa (Fundação Oriente), a 7 de Dezembro, o itinerário musical Magalhães-Elcano.

No Museu Serralves, no Porto, vai ser apresentado no dia 12 de Setembro o espectáculo «Falsos Amigos», uma criação do catalão Guillem Mont de Palol e do português Miguel Pereira, que partem de palavras das suas línguas que, apesar de ter grafia ou pronúncia semelhantes, têm significados completamente distintos, para criar uma comédia de enganos.

Inserida na Quinzena de Dança de Almada, a 28 de Setembro, vão ser exibidos vários trabalhos fílmicos em que a dança é protagonista. Também da responsabilidade do Instituto Cervantes vai ser inaugurada, no mesmo dia, a exposição «Fahrenheit 2021», com obras de Luís Costillho, importante artista plástico estremenho. Os trabalhos apresentados cruzam o humor, ironia, desencanto e a desesperança. A conferência do Festival internacional Poesia a Sul vai acontecer a 20 de Outubro.

Muitas outras iniciativas fazem parte da programação Mostra Espanha 2021 que vai acontecer em cidades tão diferentes como Águeda, Almada e Bragança até ao fim do mês de Dezembro.

Noticias Relacionadas