22/09/2025

Artista português José Pedro Croft vai inaugurar exposição no Centro Cultural Banco do Brasil

As obras em exposição englobam três décadas de trabalho em várias técnicas, desde a gravura ao desenho

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A cidade do Rio de Janeiro vai receber uma exposição, de 170 obras (algumas inéditas), do artista português José Pedro Croft. Vão ser apresentadas gravuras, desenhos, esculturas e instalações.

Algumas das obras da exposição podem medir até 140 por 243 centímetros. Estes trabalhos vão desde a década de 90 até a atualidade. Segundo o curador desta exposição, “José Pedro Croft pertence a uma geração de artistas que se formou após a Revolução dos Cravos portuguesa, com uma prática enraizada nos ideais de liberdade e experimentação».

Croft representou Portugal na 57.ª Bienal de Veneza (2017) e realizou exposições em instituições no Brasil como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro ou a Pinacoteca de São Paulo, e em Lisboa, na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, no Museu Gulbenkian e no Centro Cultural de Belém.

Também tem obras no Museu Rainha Sofia. A exposição será inaugurada no dia 24 de Setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Um edifício histórico da cidade carioca. O espaço cultural foi inaugurado em 1989. O percurso expositivo distribui esculturas e gravuras em diálogo com a arquitetura do CCBB, colocando, logo na primeira sala, uma escultura inédita com 4,5 metros de comprimento, composta por formas geométricas que dialogam com gravuras em tons de preto e vermelho. A exposição também inclui gravuras que ilustraram o livro «Los Trabajos de Persiles y Sigismunda» (2013).