Bienal Ibérica de Património Cultural vai acontecer em formato físico em Leiria

A AR&PA tenta aproximar os jovens do património cultural

Comparte el artículo:

Pombal, castelo. Paulo Cunha

A AR&PA, Bienal Ibérica de Património Cultural, evento de referência do Património Cultural, vai acontecer no centro histórico de Leiria de 14 a 17 de Outubro. Com uma programação social e educativa, em formato híbrido, a edição deste ano tem como tema os «Jovens e o Património». A nível europeu, Portugal é o país que detém dos mais baixos índices de consumo do património por parte dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Sabem quais são as séries que estão a bombar nos serviços de streaming mas muitas vezes não conhecem o castelo da vila onde nasceram.

Expositores, roteiros temáticos, oficinas, seminários, concertos de bandas filarmónicas, espectáculos multimédia, workshops e a 1ª edição dos Prémios Património.PT vão ser os grandes momentos desta iniciativa que pretende colocar em palco o património português. Até Outubro, os jovens apaixonados por fotografia, vídeos e por redes sociais vão poder captar toda a essência da região de Leiria usando a hashtag INSTAHERITAGE.

Os prémios que vão ser entregues durante a AR&PA vão distinguir as boas práticas no sector do património cultural nos dois anos anteriores. Melhor Projecto de Mediação, Melhor Projecto em Parceria ou Melhor Projecto de aproximação ao Público Jovem são algumas das categorias dos Prémios Património.PT. A entrega vai acontecer no dia 16 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria.

A Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada pela Spira-Revitalização Patrimonial, em parceria com o Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ou a Junta de Castilla y León. Neste evento também vão estar presentes entidades espanholas, italianas, austríacas, turcas e belgas.

Noticias Relacionadas