CPLP lança livro de homenagem e de reflexão sobre a trajetória feita

Um dos objetivos desta comunidade é a luta pelo português como língua oficial da ONU

Comparte el artículo:

Em Brasília, na Embaixada de Portugal, foi apresentado um livro que homenageia os 25 anos de história da fundação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O livro Nos vinte e cinco anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza é uma homenagem feita através da literatura. Este é um conjunto de reflexões sobre a trajetória da CPLP e as contribuições que deu na vida dos países que fazem parte deste grupo.

Um dos objetivos da CPLP é que, um dia, o português se torne numa das línguas oficiais de trabalho nas Nações Unidas. Para o alcançar, Portugal e o Brasil apresentam um papel fundamental. Se o primeiro aporta para a organização um secretário-geral, o segundo atualmente tem um papel no Conselho de Segurança. Este livro, organizado por Rogério Faria Tavares (presidente da academia Mineira de Letras), para homenagear os feitos passados e futuros da CPLP.

Nestas páginas parabeniza-se os criadores desta vasta comunidade. Para o embaixador Luís Faro Ramos, embaixador português em Brasília, é graças a homens como José Aparecido de Oliveira (ex. embaixador no Brasil) e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza que existe esta comunidade e como tal devem ser homenageados. «Em tempos em que estamos a encontrar mais caminhos para a CPLP, é muito importante que se celebre a organização», frisou o embaixador.

A obra incluí ainda textos de autores de países pertencentes à CPLP como: Francisco Ribeiro Telles (Portugal), Maria do Carmo Trovoada Silveira (São Tomé) ou Maria Ângela Carrascalão (Timor).

Noticias Relacionadas