Doentes oncológicos do Algarve em vigila por terem de ser tratados em Sevilha

Tempos de espera nas Urgências em Portugal aumentam devido a falta de médicos

Comparte el artículo:

Os doentes oncológicos do Algarve estão a ser reencaminhados para receberem o tratamento adequado em Sevilha. Após a realização de um concurso público, os doentes da região passaram a ter de se deslocar a Espanha para receberem tratamento de radiocirurgia. Para prestar tratamentos de radiocirurgia, participaram duas clínicas, uma portuguesa e outra espanhola, que concorreram para prestar este serviço.

Num comunicado enviado às redações, o movimento lembrou que existia uma alternativa viável em Faro, mas em vez disso tem de atravessar a fronteira para terem tratamento numa clínica privada. O movimento exige o cancelamento dos efeitos deste concurso público internacional e a demissão do conselho de administração do CHUA. Isto porque considera que os direitos dos doentes oncológicos da região do Algarve não estão a ser respeitados.

Querem a reposição do direito a uma saúde de qualidade, algo que vem descrito no artigo 64.º da Constituição da República de Portugal. A vigília, organizada por um movimento de doentes oncológicos indignados com esta situação, vai acontecer no dia 13 de dezembro em frente da Câmara de Loulé.

Saúde em Portugal

A nível nacional, os problemas com a saúde continuam com dois dos principais hospitais da Área Metropolitana de Lisboa (os de Almada e de Setúbal) com as suas urgências pediatras fechadas durante uma semana devido a falta de médicos. No Hospital Santa Maria, os tempos de espera para os doentes que entram nas urgências superam as 12 horas para doentes a precisar de cuidados rápidos, o que leva muitos a optarem pelo privado.

Noticias Relacionadas