Ilustradora portuguesa Eva Evita ganha prémio do Catálogo Ibero-América Ilustra

É a primeira vez que um ilustrador português é distinguido na Feira do Livro de Guadalajara

Comparte el artículo:

A 13ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra foi vencida pela artista portuguesa Eva Evita, o alter-ego de Eva Vieira. Eva Evita, que divide a sua vida entre as cidades do Porto e de Viana do Castelo, é mestre em Ilustração e Animação e trabalha em arquitetura. A sua poética do sentimento fez com que fosse distinguida pelos seus pares. Segundo o júri do galardão, a série de ilustrações O sono do sol é descrito como tendo muito «significado, tanto narrativo como plástico».

Para os responsáveis, a ilustradora apresenta uma linguagem que «dá continuidade ao caminho traçado pelas vozes mais reconhecidas do mundo da ilustração editorial dos últimos anos». 700 ilustradores concorreram a 13ª edição deste catálogo que pela primeira vez distinguiu uma ilustradora portuguesa. O júri desta edição integrou Ana Laura Delgado (México), Patrícia Guerreiro Nunes (Portugal), Yosh (México), Issa Watanabe (Peru) e Sara Rioja Gutiérrez (Espanha).

A ilustradora lusitana vai receber a quantia de 5 mil dólares (4.952 euros), ter o seu trabalho estampado na capa do 13º Catálogo Ibero-América Ilustra e elaborar a convocatória da edição de 2023. O vencedor da edição de 2021 deste prémio foi o venezuelano Gerald José Espinoza Vergara. A entrega vai acontecer em novembro durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

Este prémio, que é uma iniciativa da Fundação SM e da FIL Guadalajara, distingue ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis. Esta feira internacional, fundada há 30 anos, é a reunião editorial mais importante da Ibero-América. O emirado de Sharjah (nos Emirados Árabes Unidos) é o país convidado deste ano.

Noticias Relacionadas