Muitos estrangeiros estão a ir fazer o exame de português a Espanha, com preços mais caros do que aqueles que estão a ser feitos em Portugal, para poderem ter direito a nacionalidade portuguesa. Com a nova Lei da Nacionalidade, o português tornou-se ainda mais essencial para ter acesso ao passaporte português, um dos mais poderosos do mundo. O passaporte português é o quarto mais poderoso do mundo.
O Governo de Luís Montenegro defende que os imigrantes também devem aprender os costumes e a cultura de Portugal. Para obter a nacionalidade, e for cidadão da CPLP, terá que viver no país por sete anos interruptos.
As vagas em Portugal para estes exames estão esgotadas. Apesar destas aulas serem dadas em Universidades e no próprio Instituto Camões. O tempo de espera para imigrantes aprenderem português pode chegar a três meses.
Nos últimos três anos, houve um aumento nas vagas em 53% mas a procura continua a crescer. Até ao fim do ano, devem ser concluídos 9 mil e 100 cursos de português. O número de estrangeiros adultos a aprender português mais do que triplicou em quatro anos.


