Dois filmes da produtora Terratreme ganharam prémios na Semana Internacional de Cinema em Valladolid. Os filmes distinguidos foram «Bulakna» e «O Riso e a Faca». O filme «Bulakna», da Leonor Noivo, ganhou o prémio principal da competição Alchemies no SEMINCI: Semana Internacional de Cinema em Valladolid.
Este é um filme sobre as mulheres filipinas que emigraram sozinhas, permanecendo no estrangeiro durante décadas como empregadas domésticas. Como o trabalho vem em primeiro lugar, a suas vidas íntimas ficam em suspenso durante anos.
Já o filme «O Riso e a Faca» realizado por Pedro Pinho, ganhou o prémio principal da secção competitiva Meeting Point no Festival SEMINCI. A coprodução portuguesa «Magalhães», do filipino Lav Díaz, conquistou o principal prémio do Festival Internacional de Cinema de Valladolid, em Espanha.
Nas curtas-metragens, «Cão Sozinho» de Marta Reis Andrade, recebeu uma Espiga de Prata (o equivalente ao segundo lugar). Um português fez parte do júri que ajudou a escolher os filmes vencedores.


