03/11/2025

Filmes portugueses foram distinguidos na Semana Internacional de Cinema em Valladolid

A coprodução portuguesa "Magalhães", do filipino Lav Díaz, conquistou o principal prémio do Festival Internacional de Cinema de Valladolid, em Espanha

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Escena de la película Magallanes con un hombre en un barco

Dois filmes da produtora Terratreme ganharam prémios na Semana Internacional de Cinema em Valladolid. Os filmes distinguidos foram «Bulakna» e «O Riso e a Faca». O filme «Bulakna», da Leonor Noivo, ganhou o prémio principal da competição Alchemies no SEMINCI: Semana Internacional de Cinema em Valladolid.

Este é um filme sobre as mulheres filipinas que emigraram sozinhas, permanecendo no estrangeiro durante décadas como empregadas domésticas. Como o trabalho vem em primeiro lugar, a suas vidas íntimas ficam em suspenso durante anos.

Já o filme «O Riso e a Faca» realizado por Pedro Pinho, ganhou o prémio principal da secção competitiva Meeting Point no Festival SEMINCI. A coprodução portuguesa «Magalhães», do filipino Lav Díaz, conquistou o principal prémio do Festival Internacional de Cinema de Valladolid, em Espanha.

Nas curtas-metragens, «Cão Sozinho» de Marta Reis Andrade, recebeu uma Espiga de Prata (o equivalente ao segundo lugar). Um português fez parte do júri que ajudou a escolher os filmes vencedores.