Jovens do Alentejo e da Extremadura vão aprender sobre a importância da conservação do Montado

As alterações climáticas e os incêndios colocam em causa a existência do Montado em território ibérico

Comparte el artículo:

Para valorizar e conservar o Montado [Dehesa em espanhol], alunos do Alentejo e do lado espanhol da Extremadura vão se juntar num intercambio internacional. Mais de duzentos alunos, de ambos os lados da fronteira, vão participar na ação Um dia no Montado. Os participantes vão poder, neste encontro, discutir este tema que tem em comum de uma forma lúdica e pedagógica. No final, serão eles os atores responsáveis por passarem a mensagem de proteção e valorização do Montado junto das respetivas famílias e comunidades em que estão inseridos.

O encontro, que vai acontecer em São Bartolomeu do Outeiro, vai envolver alunos das localidades de Almendral, Olivença, Alvito e Vidigueira. Se na terça a reunião será no lado português, na quinta-feira será a vez dos portugueses atravessarem a fronteira para dar continuidade aos “jogos e desafios”, que vão terminar com “um passeio de campo”. Nessa visita farão um reconhecimento dos animais e vegetais que ai podem ser encontrados.

Esta ação é dirigida a alunos dos 2.º e 3.º ciclos das duas regiões ibéricas onde podemos encontrar Montado. Mesmo as pessoas que vivem nestas regiões não conhecem a riqueza que esta floresta mediterrânea oferece. As alterações climáticas, os incêndios ou a exploração animal intensiva são alguns dos aspetos que estão a levar a que este ecossistema esteja a ser modificado e, como tal, esteja em perigo.

Esta floresta tem povoamentos de sobreiros e azinheiras. O mesmo pode e deve ser explorado só que de uma forma equilibrada pois as populações locais e o meio ambiente agradecem este maior cuidado. Esta iniciativa aposta na conservação do Montado, especialmente pelos mais jovens, já que estes são o futuro da natureza. O projeto é promovido pelos Grupos de Ação Local (GAL) Terras Dentro (Portugal) e ADERCO (Espanha).

Para além dos dois países ibéricos, em França também podemos encontrar zonas de Montado.

Noticias Relacionadas