Lisboa e Brasília tornam-se cidades irmãs

O acordo foi assinado durante uma visita de Carlos Moedas ao Brasil

Comparte el artículo:

As cidades de Lisboa e de Brasília assinaram um acordo de geminação. Segundo a autarquia presidida por Carlos Moedas, esta geminação pretende cimentar as relações de amizade entre as duas cidades, intercâmbio e reforçar os laços históricos e culturais entre as duas capitais de Portugal e do Brasil. Com esta visita ao Brasil, Carlos Moedas pretende promover o projeto da Fábrica dos Unicórnios (com startups que valem mais de mil milhões de euros). Uma empresa brasileira já aqui se encontra.

Habitualmente Lisboa gemina-se com outras capitais de língua portuguesa. No total Lisboa é geminada com 13 outras cidades, incluindo Madrid. Rio de Janeiro e Salvador são as outras cidades irmãs de Lisboa.

Segundo Moedas, o acordo marca «um reconhecimento do interesse mútuo no comércio, indústria e educação». A assinatura do protocolo aconteceu em Brasília durante o jantar que comemorou os 111 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, que se situa em São Paulo.

Durante esta visita, Carlos Moedas participou numa reunião da UCCLA (que junta 40 cidades), da qual é presidente. Moedas acredita que estas cidades podem ser centros de inovação e tecnologia. A UCCLA acredita que a língua portuguesa pode ser mais importante nas cidades ibero-americanas.

Noticias Relacionadas

Conceptos Iberistas (II)

Hace unos dos años publiqué en EL TRAPEZIO la primera parte de Conceptos Iberistas. El proceso de construcción conceptual del iberismo va ganando en profundidad