Lisbon & Sintra Film Festival vai celebrar a cultura cigana em Novembro

"Madres Paralelas", de Pedro Almodóvar, será um dos filmes apresentados no festival de cinema

Comparte el artículo:

A 15.ª edição da Lisbon & Sintra Film Festival, que vai acontecer de 10 a 21 de Novembro, vai celebrar a cultura Rom e apresentar o novo filme de Pedro Almodóvar, «Madres Paralelas». O LEFFEST, que vai acontecer em vários espaços de Lisboa e de Sintra, vai ter oito filmes em competição e mais de uma dezena fora. «The French Dispatch», de Wes Anderson; a trilogia «Pathos Ethos Logos», de Joaquim Pinto e Nuno Leonel e «A Chiara», de Jonas Carpignano, são um alguns dos filmes que vão passar pelo festival de cinema que, nesta edição, vai ter como presidente do júri o cineasta Kusturica.

O festival português vai contar com a presença de alguns dos principais nomes do flamenco actual, como o Josémi Carmona Trio com Pepe Habichuela ou o bailarino Farruquito. Para além das actuações de vários artistas de flamenco, a cultura cigana também vai ter uma forte presença.

«Num momento particular, que atravessamos, de discussão da presença da etnia cigana em Portugal, achámos extremamente importante fazer toda uma análise do que é verdadeiramente a cultura Rom, a celebração e tudo o que nos têm dado», afirmou o produtor e diretor do LEFFEST, Paulo Branco, durante a conferência de imprensa, que aconteceu em Sintra. No MU.SA poderá ser vista, pela primeira vez em território luso, uma exposição da austríaca Ceija Stojka (1933-2013), que sobreviveu a três campos de concentração Nazis (já que o simples facto de ser cigana era motivo para ser encarcerada num dos campos do regime de Hitler).

O Lisbon & Sintra Film Festival vai ter uma extensão nos cinemas do Norteshopping, em Matosinhos, de 21 a 25 de Novembro.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de