Lula da Silva embarca para a visita de 6 dias a território ibérico

Em Portugal vai-se recuperar a Cimeira Luso-Brasileira que não é feita desde 2016

Comparte el artículo:

O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva embarca esta noite de quinta-feira rumo a território ibérico. Tanto o presidente português (este foi o primeiro a dar os parabéns a Lula) como o rei Felipe VI participaram na tomada de posse de Lula da Silva. Num ato singular, Costa e Sanchéz juntaram-se a campanha eleitoral do PT. Portugal é o primeiro destino europeu do presidente brasileiro desde que tomou posse, já há 100 dias.

Esta visita para Portugal e para Espanha vai terminar no dia 26 de abril e pretende recuperar as relações com estes dois países europeus, com quem o Brasil compartilha a defesa pela democracia, o compromisso da sustentabilidade e a transição energética. Com Portugal e Espanha, Lula da Silva pretende um maior apoio europeu para conseguir transformar em realidade o acordo do Mercosul com o grupo europeu.

Caso tal aconteça, será criada a da maior zona de livre comércio do mundo, com um mercado de 780 milhões de pessoas e que representaria cerca de 20 por cento do Produto Interno Bruto mundial e mais de 30% das exportações globais. O primeiro-ministro português tem sido um dos mais vocais para alcançar este acordo. Devido a Espanha alcançar a presidência europeia no segundo semestre deste ano, espera-se que este acordo seja finalmente alcançado.

Esta será uma visita ao mais alto nível já que a comitiva brasileira será composta por 75 pessoas. Esta Cimeira vai acontecer após um encontro de Lula com Marcelo e Costa. Esta será a 13ª Cimeira Luso-Brasileira, a última aconteceu em 2016, durante o governo Temer (durante a era de Bolsonaro, as relações entre os dois países foram quase inexistentes). O acordo com a UE, os direitos dos brasileiros e a economia serão a tónica da cimeira luso-brasileira.

Cimeira luso-brasileira deverá dar origem a 10 acordos

Neste encontro deverão ser assinados 10 acordos (8 já estão garantidos). Entre eles deverá haver um entendimento para a equivalência de estudos ou outro dedicado aos direitos das pessoas com deficiência. «É muito importante a realização desta cimeira depois de tanto tempo, quase uma década, sem a mesma ter sido feita. É fundamental fortalecer a relação entre o Brasil e Portugal», disse aos jornalistas o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Brasil, Paulo Alexandre.

Estas cimeiras pretendem que os laços do passado permitam criar um futuro conjunto. Em Portugal existe meio milhão de brasileiros. Devido a se poder pedir nacionalidade graças aos laços históricos, mais de 20% da população brasileira poderia requerer nacionalidade portuguesa. Durante a estadia em Portugal, Lula da Silva vai participar num encontro com empresários em Matosinhos, entregar o Prémios Camões a Chico Buarque e ser recebido na Assembleia da República na manhã do dia 25 de abril.

Esta receção não fará parte da cerimónia oficial da Revolução dos Cravos, mas tem dado muito que falar, especialmente depois das declarações que Lula prestou sobre a guerra na Ucrânia. Sobre este conflito, onde os dois países lusófonos têm apresentado pontos de vista diferentes, Costa sublinhou que «Portugal e o Brasil têm uma amizade acima das divergências na política externa». Já em Espanha, onde a comitiva brasileira vai passar um dia e meio, Lula vai ter um jantar com os reis, vai falar com empresários e um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

Noticias Relacionadas