Musicólogo espanhol recupera músicas tradicionais de Angola em projeto cofinanciado pelo Instituto Camões

O objetivo deste projeto é recuperar e transmitir as músicas tradicionais de Angola junto dos mais jovens da província do Lunda Norte

Comparte el artículo:

O musicólogo e compositor espanhol David López Sáez recuperou, através da digitalização, mais de 640 músicas tradicionais do leste de Angola. Mais precisamente da província do Lunda Norte, que tem como capital Dundo. Este trabalho tem sido desenvolvido nos últimos dois anos nas aldeias que fazem parte desta província.

Este projeto, que conta também com a abertura de escolas de música tradicional, pretende preservar e valorizar a música angolana. O projeto de Sáez, que tem como nome «Thambwé: Recuperação, Valorização e Divulgação do Património Musical Cokwe», pode ser visto, até 19 de março, no Centro Cultural Camões, em Luanda. Neste espaço também podem ser vistos vários instrumentos tradicionais de Angola, como é o caso do Likembe ou kakholondondo, que foram produzidos na aldeia de Cambuaji que desta forma ganham a vida. Um destes instrumentos, o quissanje, faz parte da nota de 1.000 kwanzas.

«Os objetivos do projeto são a recuperação, a transmissão e divulgação do património musical cokwe», disse Sáez aos jornalistas portugueses. As gravações das músicas agora recuperadas foram feitas originalmente em meados do século XX pela extinta Companhia de Diamantes de Angola. As 640 músicas agora recuperadas foram entregues em formato digital ao Ministério da Cultura e Turismo de Angola. O responsável pela dinamização deste projeto espera que as gravações não fiquem «fechadas numa gaveta».

O projeto, dinamizado pelo musicólogo espanhol é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões Instituto de Cooperação, de Portugal.

Noticias Relacionadas