«Operação maré negra» é a nova co-produção ibérica

Série retrata chegada de primeiro submarino com droga a chegar a Península Ibérica

Comparte el artículo:

Portugal e Espanha estão a produzir, em regime de co-produção, a primeira produção para a Amazon Prime Vídeo. Apresentada pela plataforma de streaming americana como «a primeira produção luso-espanhola», vai contar com quatro episódios de 50 minutos cada, o elenco ainda não é conhecido e a rodagem vai arrancar brevemente entre os dois países. A produção estará a cargo da espanhola Ficción Producciones, em colaboração estreita com a portuguesa Ukbar Filmes.

«Operação maré negra» é uma séria que vai contar a história verídica de um submarino carregado de droga, que em 2019 passou por Portugal e foi interceptado na Galiza. Partindo da América Latina, o narco-submarino passou por Cabo Verde e Portugal antes de ser apreendido na Galiza. Este submergível artesanal, habitualmente utilizado pelos cartéis de droga, atravessou o Atlântico com três toneladas de cocaína (avaliadas em 90 milhões de euros) e três pessoas a bordo, naturais do Equador e de Espanha.

«Três homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida», lê-se na nota enviada a imprensa sobre esta produção luso-espanhola sobre o primeiro submarino com droga a ser interceptado em território europeu. «Operação maré negra», realizada por Daniel Calparsoro («Hasta el Cielo») e João Maia («Variações»), ainda não tem data de estreia.

A Amazon já tinha anteriormente emitido a série «3 Caminos», que retrata o Caminho de Santiago.

Noticias Relacionadas